sábado, 16 de fevereiro de 2008

Todo Este Mar

O álbum Todo este Mar foi gravado em 1992 com o selo Polygram.
Depois de ter gravado uma maqueta em Abril do ano anterior, no Angel Estúdio, e de terem aberto para os Xutos, em Almada, banda apresentou-se a Carlos Maria Trindade, AR da Polygram.
Assinaram de imediato e foram para os Êxito Estúdios durante o mês de Outubro.
O álbum foi produzido por Nódoa Negra (duo que integrava Emanuel Ramalho, na altura baterista dos Delfins e Resistência) e co-produzido por Marsten Bailey que seria o técnico ao vivo.
Para além dos músicos da banda, Rui Rodrigues, guitarras, Rui Jacob, baixo, João Pedro, bateria e Toné, vozes e guitarras, o disco contou com a participação de Abel Chaves, que comporia os arranjos para piano de Fragata e participaria nos teclados de várias canções. Carlos Maria Trindade deu a voz nos coros de Mar do Norte e Emanuel Ramalho participou no arranjo de oboé sintetizado em Fragata. Gabriel Gomes da Sétima Legião Tocou acordeão em Rosas Brancas.
Toné é o autor da maioria dos textos. Apenas A Pérola e A Fragata foram escritas por Rui Jacob e Fernando Matias respectivamente.
A autoria da música foi repartida pelos membros da banda em função da importância que tiveram em cada composição, havendo alguns trabalhos colectivos.

As canções
"Todo Este Mar" é um álbum em que o mar representa o espaço que se vai conquistando, uma procura de novos horizontes.
É a metáfora sobre o espaço interior por descobrir. Metáfora sobre o (s) (D)escobrimento(s) mas também sobre as cruzadas e a guerra colonial.
O mar como espaço lúdico mas também de aventura, também de subsistência.

Em cada mergulho perde-se o medo e o espírito abre-se a outras realidades.


1.


2.


3.


4.


5.


6.


7.


8.


9.


10.



11.


Nota:
Roubar-te o Sossego é uma faixa disponível apenas no CD. O conceito “termina” em “Todo Este Mar” mas a canção enquadra-se no espírito geral do álbum.

Um comentário:

carpe vitam! disse...

oh, a música desapareceu!... :-(